Tweet
Seguir @joanarodrigues

Além da Poesia

Joana Rodrigues

Textos



Projeto de Intervenção Modelo Individual
AUTORA
Joana Rodrigues Alexandre Figueiredo
PROJETO DE INTERVENÇÃO
APOIO AOS INDIVÍDUOS DEPENDENTES QUÍMICOS DE DROGAS LICITAS E ILÍCITAS NA CIDADE DE JUAZEIRO DO NORTE CE.
TÍTULO
SOBREVIVER É PRECISO
CIDADE/UF
JUAZEIRO DO NORTE – CEARÁ
ANO
2014

 

1. INTRODUÇÃO E JUSTIFICATIVA
O presente trabalho resultou de uma pesquisa de campo, que me permitiu uma visão singular desta localidade. Esta foi alcançada através de visitas ao local, com o intuito de colher o maior número de informações possíveis sobre o referido assunto. Com os resultados conseguidos, concluí que, o cuidado com os usuários de drogas deve ser um investimento constante, por parte das políticas públicas e por toda a sociedade em geral; uma atenção especial deve ser dada aos referidos em questão. Tendo em vista que, há muito a ser explorado, experimentado e implantado, para que se possam alcançar resultados satisfatórios.
Há uma velha estação ferroviária abandonada, no bairro Franciscanos, em Juazeiro do Norte, estado do Ceará, muito próxima a uma igreja (Santuário de são Francisco), e lá é costumeira e frequente a presença de usuários de drogas, de ambos os sexos. Dormem, passam noites e dias, se esgueirando, como farrapos humanos. Como se sabe, são pessoas excluídas, muitas delas não sabem de onde vieram tão alto é o grau de dependência e abandono. E pensando no bem-estar destes indivíduos, observei que, alguns cuidados primários e necessários, seria uma boa ideia e até um gesto humanitário.
A criação de um espaço para o seu acolhimento, sua higiene pessoal, uma primeira refeição, informação e suporte para aqueles que desejem cuidados a sua saúde (prioridade no encaminhamento às Unidades Básicas de Saúde), relacionados ou não ao uso de drogas. Seriam cuidados simples, que poderiam fazer a diferença na vida dessas pessoas. Com a recuperação da sua dignidade, gestos assim poderiam lhes inspirar a vontade de buscar um tratamento, e até a cura da sua dependência.
A necessidade de cuidados, qualidade de vida, suporte nas dificuldades, são inerentes a todo ser humano; ter uma vida digna sem privações, apoio moral e igualdade para todos, são direitos que assistem a todo e qualquer cidadão.



2. PÚBLICO-ALVO
As pessoas a quem este projeto deve atender são de idades variadas, visto que, a área é frequentada a cada dia, por usuários de faixas etárias diversificadas. São pessoas a partir de trinta e cinco anos, muitos são alcoólatras, alguns são usuários do álcool e do crack. A maioria é do sexo masculino, mas, há também algumas do sexo feminino, uma minoria. Entre os indivíduos que frequentam o referido lugar, nota-se a presença de alguns que em algum momento das suas vidas foram instruídos, e que adquiriram algum grau de conhecimento. Pela quantidade que pude observar diariamente, chegavam a ser mais ou menos dez indivíduos. Acredito que, se for possível a realização deste projeto, muitos outros na mesma situação procurarão por este acolhimento.

3. OBJETIVOS
Dar oportunidade de realizar a higiene bucal e corporal Promover a primeira alimentação, no caso o desjejum.
Conscientizar que, apesar de viverem distantes dos padrões normais de convivência, eles também tem direito a ter um mínimo de conforto.
Despertar o desejo de conseguir algo mais para as suas vidas.
Fazer compreender que não é possível sobreviver em condições sub-humanas.
Convencer por meio de orientações, que é melhor procurar um tratamento para obter qualidade de vida e amor próprio.

4. MATERIAIS DE CONSULTA OBJETIVOS
Foi longa a busca em sites, textos, livros relacionados ao tema: O consumo de substâncias psicoativas (popularmente denominada 'Drogas'), mas, observa-se que o assunto em questão é apenas direcionado aos jovens, em sua maioria. Basicamente o que inspirou este projeto foi o capítulo 7, módulo 2 do livro texto (Curso de Prevenção dos Problemas Relacionados ao Uso de Drogas - Capacitação para Conselheiros e Lideranças Comunitárias - 6ª edição), dentre outros, sobretudo, o tópico ‘O conceito de promoção de saúde’, que cita: ‘A promoção da qualidade de vida contempla a mesma base de ações da promoção de saúde e se confunde com esse conceito, sugerindo que a promover a saúde nada mais é que a promoção de qualidade de vida, sendo a saúde parte integrante e também reflexo dessa dimensão de vida’.
Supondo que todas as pretensões do presente projeto é oferecer um mínimo de qualidade de vida aos usuários em questão.

5. PLANEJAMENTO DAS AÇÕES
Objetivos  - Procedimentos de intervenção  -  ações previstas  - Resultados esperados

1 Planejamento
1. Conferir as necessidades urgentes das pessoas observadas.
Falta de material de higiene.
Verificar condições de sobrevivência
Ausência de vestes e lençóis
2. Observar nível de saúde.
Avaliar a qualidade de vida dos usuários
Desnutrição, baixa imunidade.
Visivelmente precária.
3. Conferir acomodações.
Investigar atividades diárias
Dormem sobre papelões.
Praticam a ociosidade

2 Recursos
1. Banheiro, escova de dente, creme dental,
sabonete, toalha, absorventes.
Higiene é fundamental a saúde
2. Liquidificador, cafeteira, café, açúcar, leite, biscoitos, frutas, sucos, água.
A alimentação contribui para qualidade de vida
3. Panfletos, cartazes
A divulgação é essencial.

3 Execução
1. Promover a higiene pessoal
Indivíduos apresentáveis
2. Realizar a distribuição da primeira refeição
Conforto visível
3. Conversa animadora e introdução ao aconselhamento
Satisfação e entusiasmo visíveis.

6. VIABILIDADE DO PROJETO
O ideal seria que as ações do projeto se dessem em longo prazo. Serão necessários os serviços de profissional adequado para limpeza e distribuição de material de higiene pessoal primária como: Banheiro, escova de dente, creme dental, sabonete, toalha, absorventes, etc. Profissional responsável pela confecção e distribuição de alimentos que se destinem ao desjejum, como: Liquidificador, cafeteira, café, açúcar, leite, biscoitos, frutas, sucos, água. Profissional e material para realizar a divulgação (próximo ao local onde se dará a execução do projeto) como: Panfletos, cartazes, etc. Todos estes serviços e materiais devem ser providenciados pelas políticas públicas (governos: municipal, estadual e federal).

6.1 CRONOGRAMA

Objetivos Ações
Mês 1  Mês 2  Mês 3  Mês 4  Mês 5  Mês 6
Previsão de início: 10 de Jan. 2015
Previsão de término: 10 de Jun 2015

1. Planejamento
Organizar, pessoal e material para fazer acontecer.

2. . Execução
Executar o projeto com os usuários

6.2 RECURSOS
Todos estes serviços e materiais devem ser providenciados pelas políticas públicas (governos: municipal, estadual e federal).
Recursos Humanos -Responsabilidade/ação a desenvolver-Finalidade

Profissional de serviços gerais
Responsável pela limpeza do local e distribuição do material de higiene pessoal
Higienizar o ambiente e atender os usuários

Profissional da área culinária
Responsável pela confecção e distribuição de alimentos que se destinem ao desjejum
Realizar e distribuir o desjejum

Profissional da área social
Responsável pela divulgação e acolhimento dos usuários.
Confeccionar e distribuir o material de divulgação, e acolher os usuários




Agradeço a Deus que me permitiu realizar este curso, e a finalização deste projeto.
Também estendo meus agradecimentos aos responsáveis por esta capacitação (Curso de Prevenção dos Problemas Relacionados ao Uso de Drogas - Capacitação para Conselheiros e Lideranças Comunitárias -6ª edição), que tanto veio a me acrescentar humana e academicamente.
A gratidão também faz parte do aprendizado; e entendi que um pequeno gesto pode mudar o destino de alguém.

 
 
 

 
JOANA RODRIGUES
Enviado por JOANA RODRIGUES em 29/11/2014
Alterado em 22/12/2015

Música: Perhaps Love - Richard Clayderm

Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras
A poesia é a mais sublime realização do poeta.
À FLOR DA PELE JOANA RODRIGUES AS CRÔNICAS DE JOANA RODRIGUES JOANA RODRIGUES O Dom de Amar JOANA RODRIGUES O Dom de Amar - Reedição JOANA RODRIGUES